Estudante de Vargem Grande Paulista comemora nota de 980 na redação do Enem 2022

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é um dos maiores desafios para os jovens que estão no ensino médio, pois ir bem na prova significa a possibilidade de ingressar no ensino superior em uma boa Universidade Federal. A redação, que tem um grande peso na soma final das notas, muitas vezes é a vilã para os estudantes, mas não para Karine Moraes da Silva que tirou 980 pontos, quase a nota máxima que é de mil pontos.


Moradora do bairro Narita Garden, a ex-aluna da rede municipal e estadual de Vargem Grande Paulista comemorou o resultado e, agora, vai concorrer a uma vaga no curso superior de Farmácia. Em entrevista ao Jornal da ACE, ela contou como foi sua rotina de estudos e o quanto se dedicou para alcançar este resultado.


“A maior parte da minha preparação para o vestibular eu precisei conciliar com o trabalho de menor aprendiz. Então eu chegava em casa por volta das 16h e já ia direto estudar. Durante a minha preparação eu estudei sozinha com cursinho online e materiais gratuitos da internet, então precisava ter bastante disciplina para cumprir todas as matérias definidas para aquele dia. O objetivo era estudar até as 22h, mas estudava em torno de 6 a 8 horas líquidas. Além do estudo ativo que fazia de horas líquidas, também aproveitava para assistir vídeo aulas no ônibus ao caminho do trabalho, responder questões no horário de almoço, e passar redação a limpo na entrada antes do expediente”.


Karine concluiu o ensino médio na Escola Estadual Leonardo Soares Rodrigues e venceu os desafios da pandemia. “Por conta da pandemia de 2020 precisei fazer o segundo e o terceiro ano do ensino médio remoto, o que foi um grande desafio, mas também uma bênção pois me capacitou para estudar sozinha e desenvolver habilidades autodidata. Graças a isso eu consegui me preparar para o Enem sozinha e apenas com materiais online”, destaca a jovem que teve total apoio e incentivo da família e professores.
Todo seu esforço valeu a pena. Karine também foi aprovada no PROUNI e conseguiu bolsa de 100%.

“Meu desejo é seguir na área da saúde, como farmacêutica e trabalhar no desenvolvimento de novos medicamentos e vacinas. Também seguir na busca de um estágio para que eu possa aplicar os conhecimentos aprendidos em sala de aula, além de oportunidades de iniciação científica e bolsas para intercâmbio no exterior”, planeja a jovem.


Para os estudantes que vão prestar o Enem, Karine aconselha não se comparar com os colegas e valorizar cada conquista mesmo que pequena. “Nesse processo de vestibular é comum a gente criar competições e corridas com as pessoas ao nosso redor, fazendo deles os nossos concorrentes. Mas um conselho que eu dou é não crie corridas imaginárias, não fique querendo ultrapassar o seu colega ao lado, se esforce para ultrapassar você mesmo.

Outro conselho para quem está no período de preparação para o Enem é comemore cada pequena conquista. Cada simulado que você finalizar, cada nota boa que você obter nas aulas de redação, cada conteúdo difícil que você aprender, comemore. Pode ser uma comemoração pequena como comer sua comida favorita ou assistir um filme, mas sempre comemore. A psicologia diz que o nosso cérebro funciona à base de recompensas, então a cada comemoração que você fizer o cérebro vai associar aquele estudo ou conteúdo como algo favorável, e você terá mais ânimo e facilidade para aprender a matéria”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fale agora com nossos atendentes pelo WhatsApp

Disponível no WhastApp

Fique a vontade para tirar suas dúvidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fique por dentro de todas
novidades da ACE VGP

ao se inscrever na newsletter você aceita nossos termos e condições