O presidente da Associação Comercial e Empresarial (ACE), Wanderlei Domingues da Silva, encaminhou ofícios ao prefeito de Vargem Grande Paulista, Josué Ramos, e ao presidente da Câmara, vereador Ferrugem, solicitando a reabertura do comércio nos dias 3 e 4 de abril. Conforme Decretro da Prefeitura, nesses dias apenas farmácias, postos de combustíveis e unidades de saúde poderão funcionar.
“Qualquer tipo de comércio ou indústria que leva sustento a qualquer cidadão é de fato essencial para dignidade e sobrevivência da pessoa humana, nosso pedido neste momento é que pelo menos os considerados essenciais – supermercados, mercados, mercearias, açougues, padarias e lojas de alimentação animal – possam funcionar com os devidos cuidados e mantendo somente as limitações de horário previamente fixadas”, explica Wanderlei.
Segundo destacou nos ofícios, a ACE entende e reconhece os esforços do governo municipal para conter a proliferação da covid-19 na cidade e evitar um colapso no sistema de saúde. Porém, ele enfatiza que o foco da proliferação não está no comércio em si, mas sim nas reuniões particulares, familiares e eventos muitas vezes celebrados dentro da ilegalidade e falta de comprometimento da população com a realidade da pandemia.
No ofício encaminhado ao Legislativo, a ACE faz um apelo para que a economia local também não entre em colapso. “O desenvolvimento econômico da nossa cidade está diretamente ligado às empresas, comércios e indústrias aqui localizadas, por isso pedimos auxílio, até mesmo um ‘SOCORRO’ neste momento, a fim de evitarmos colapso econômico e, automaticamente, levar diversas empresas à falência e trabalhadores à miséria”.