A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) lançou o Portal do MEI (www.portaldomei.com.br), plataforma que tem o objetivo de orientar o empreendedor e ajudá-lo a se formalizar.
Por meio de um breve cadastro, a plataforma permite o agendamento de uma consultoria com a equipe da ACSP, que ajudará os empreendedores informais a se tornarem microempreendedores individuais (MEIs).
O interessado deverá escolher um dos 16 postos de atendimento disponíveis na capital para receber a assessoria de um profissional capacitado.
Após o atendimento, que dura em média uma hora, o beneficiado já sairá com o seu Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).
No momento da visita será necessário apresentar a carteira de identidade, CPF, título de eleitor e número de recibo do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF).
A ACSP informa que seus consultores estão preparados para “tirar todas as dúvidas dos empreendedores e disponibilizarão telefone e e-mail para consultas.”
Para quem ainda não está formalizado, o Portal do MEI ajudará na regularização da atividade. Após a formalização, o novo MEI também passa a fazer parte da ACSP, “o que a ele acesso a uma grande rede de relacionamento e networking”.
Ao optar pelo MEI, o profissional garante benefícios tais com o auxílio maternidade, afastamento remunerado por problemas de saúde e aposentadoria pelo INSS.
Os não associados à ACSP que quiserem se formalizar para se tornar um MEI podem se filiar à associação por valores a partir de R$ 59,90 por ano.
Além de receber todo apoio da entidade na hora de empreender, o sócio conta com diversos serviços, como acesso à plataforma de crédito Accredito, ao portal de vendas online Vitrine ACSP, consulta e análise de crédito do consumidor, planos de telefonia móvel, descontos para certificação digital, entre outros serviços.
“Nós estamos aqui para apoiar e incentivar o empreendedorismo e o associativismo para quem mais precisa: o microempreendedor individual”, diz Renan Luiz Silva, responsável pelo portal do MEI.
Fonte: Diário do Comércio