Vargem Grande Paulista se mobiliza para ajudar vítimas do Rio Grande do Sul

Em meio à devastação causada pelas enchentes históricas no Rio Grande do Sul, uma onda de solidariedade mobiliza o Brasil, com pessoas de todos os cantos estendendo a mão para ajudar os afetados pela tragédia. Com cerca de 150 vidas perdidas, centenas de desaparecidos e milhares de desabrigados, a resposta humanitária tem sido rápida e abrangente. Em Vargem Grande Paulista não é diferente, onde todos têm se unido em um esforço coletivo para fornecer alívio e esperança aos gaúchos.
A Associação Comercial e Empresarial de Vargem Grande Paulista (ACE) é um ponto de coleta para arrecadação de itens essenciais como: alimentos, água potável, produtos de higiene e roupas, além de ração para os animais. O presidente da ACE, Wanderlei Domingues da Silva, ressaltou a importância da união neste momento crítico. “A solidariedade é a força que nos une e nos permite superar os desafios mais difíceis. Cada contribuição, por menor que seja, fortalece a corrente do bem que estamos construindo.”
Além da ACE, a mobilização inclui uma série de iniciativas locais. Escolas, condomínios residenciais, empresas privadas, estabelecimentos comerciais e até mesmo a Prefeitura tem se mobilizado para promover ações de arrecadação, demonstrando que a compaixão e a vontade de ajudar transcendem barreiras. Essas ações coletivas não apenas fornecem assistência imediata às vítimas, mas também reforçam a solidariedade e a resiliência das pessoas frente a adversidades.
A resposta ao desastre no Rio Grande do Sul mostra que, mesmo diante de circunstâncias desoladoras, a humanidade e a generosidade prevalecem. “Cada doação, seja ela o que for e da maneira que cada um pode, também representa um gesto de carinho com as vítimas do RS e isso não tem preço”, destacou Wanderlei.
Instituições públicas, privadas e filantrópicas recebem as doações que chegam de todo o país e direcionam para os abrigos e hospitais. Entre elas está o Exército da Salvação, que recomenda como organizar os itens:
Antes de fazer uma contribuição, garanta que os itens enviados estejam em bom estado.
ROUPAS E CALÇADOS
• Separe os itens por gênero e idade (adultos/crianças) e coloque em caixas ou sacolas que podem ser fechadas/amarradas.
• Coloque os itens em pares, como sapatos ou meias, juntos em uma sacola e, quando possível, amarre-os para que nada se perca.
• Priorize roupas de inverno, a expectativa é que uma onda de frio chegue nos próximos dias.
• Evite doar peças de roupa íntima usadas ou itens manchados/ rasgados.
ALIMENTOS
• Verifique a validade de todos os itens, não doe alimentos vencidos.
• Não envie itens estragados ou que podem se deteriorar rapidamente.
• Coloque em caixas ou sacola com boa vedação, com cuidado para não haver rasgos ou furos.
MEDICAMENTOS
• O Exército da Salvação recebe doações diretas de farmácias e a distribuição é feita por meio de médicos que estão atendendo diretamente nos abrigos.
• Caso queira contribuir com medicamentos, busque profissionais da saúde ou voluntários oficiais.
• Não doe medicamentos vencidos.

DOAÇÃO NO IMPOSTO DE RENDA
Além das doações diretas de água, mantimentos e roupas ao Rio Grande do Sul, o contribuinte pode aproveitar o acerto anual de contas com o Fisco para ajudar as vítimas das enchentes. Durante a entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física, o contribuinte pode destinar até 6% do imposto devido para fundos do governo gaúcho e de municípios do estado vinculados ao Estatuto da Criança e do Adolescente e fundos vinculados ao Estatuto do Idoso.
Ao preencher a declaração, o contribuinte pode identificar o estado e até a cidade onde os fundos atuam. A opção por doar a projetos sociais só está disponível para quem preenche a declaração completa, sendo vedada a doação por quem entrega a versão simplificada.
Quem já entregou a declaração pode fazer uma versão retificadora com as doações. O limite de 6% do imposto devido é dividido da seguinte forma: 3% para fundos da criança e do adolescente e 3% para o fundo dos idosos. A lista dos fundos que podem receber o dinheiro do contribuinte aparece no próprio programa gerador da declaração, mas não é possível doar para uma entidade específica. (FONTE: Agência Brasil)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fale agora com nossos atendentes pelo WhatsApp

Disponível no WhastApp

Fique a vontade para tirar suas dúvidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fique por dentro de todas
novidades da ACE VGP

ao se inscrever na newsletter você aceita nossos termos e condições