Comunicar é Arte

Quando escrevo que comunicar é arte, muita gente vai torcer o nariz e dizer: “isso é coisa para artista então, eu estou é preocupado em vender mais, ter pessoas mais eficazes trabalhando comigo e criar valor para meu cliente”.


Eu vou dizer que quem disse isso está 90% certo, só errou no “isso é coisa para artista”, pois com a comunicação afinada, você vende mais, ajuda as pessoas serem mais eficazes e faz seu cliente perceber mais valor nos seus serviços e produtos.


No mundo onde as notícias e fatos mudam rapidamente é fundamental abrir mão de tabus e preconceitos com as novidades da comunicação que chegam a todo instante por meio das novas ferramentas, que nada mais são que as boas ferramentas de antes, empacotadas com um ar mais moderninho.


Trabalhando há mais de 20 anos com comunicação entre gestores e colaboradores e clientes em empresas de todos os tamanhos, aprendi que a ferramenta ou o instrumento são o básico necessário, mas nunca suficiente para a boa comunicação. O fundamental é ter REPERTÓRIO.


Imagine você ir a um show de duas horas onde o artista é um excelente instrumentista ou cantor, mas toca a mesma música de quatro minutos do começo ao fim. É uma tortura! A provocação que eu faço é: Será que você não está há anos tocando a mesma música para seus clientes e colaboradores?


Buscar repertório é mandatório hoje, pois tempos atrás se dizia nas redações e agências de comunicação que não há manchete que resista mais de 24 horas. Hoje as manchetes não resistem a 4 horas, pois algo já vai tomar o lugar da sua última fala ou contato diminuindo sua relevância na cabeça do cliente.


Veja abaixo quatro exemplos não convencionais que provam que comunicar é arte e com repertório tanto para os colaboradores do público interno, quanto para os clientes do público externo.

  • Foco no Reconhecimento
    É importante que você gestor tenha em mente que as pessoas são movidas a reconhecimento e aquela bobagem que muitos falam: “Não fez mais que a obrigação, foi pago pra isso mesmo, é o trabalho dele”, não passa de uma bobagem mesmo, de gente que não entende de gente ou de comunicação.
    Veja como pode comunicar pelo menos uma vez por semana para algum membro de sua equipe, de maneira real, justa e assertiva, as cinco dimensões do reconhecimento:
    Valorização da Pessoa;
    Reconhecimento da circunstância;
    Agradecimento pelo esforço;
    Recompensa pelos resultados e
    Premiação pelo destaque.
    Não é só dar bônus. É olhar o quê, o como e em que circunstâncias as coisas foram feitas. Isso faz toda a diferença.
  • Reuniões móveis
    Ao discutir agendas, comunicar mudanças ou outros assuntos com sua equipe, mude o local habitual e faça isso em movimento num passeio pela fábrica, escritório, loja ou nos arredores da empresa.
    Um artigo na Harvard Business Review apresenta a confirmação de que esse tipo de atividade não apenas desencadeia novas ideias, mas também elimina um pouco da apreensão associada ao compartilhamento de informação e mudanças.
  • Visita ao ninho da águia
    Visitar era algo que se fazia com muito mais frequência. Agende e faça uma visita a seus principais clientes, não para vender alguma coisa, mas para comunicar uma mudança que vai beneficiá-lo, apresentar um desconto especial, ou simplesmente tomar um café, mas sempre entregue algo, seja informação ou vantagem, de modo que ele se enxergue na sua visita e no valor de seu contato.Isso abre um ótimo e claro canal de comunicação.
  • Entrevista com o Rei
    Quase todos gostam de falar de si e terem destaque. Através de alguma rede social como Instagram, Twitter, Facebook ou mesmo um simples blog corporativo, publique pequenas entrevistas de seus clientes contando um “causo” dele ou da empresa dele que seja simples, inspirador, engraçado, revelador ou relevante para a comunidade.
  • Desta forma você fica reconhecido como um canal de comunicação de coisas boas, não só junto a esse cliente entrevistado, mas também com todos os outros que se relacionam com sua empresa.
    Está vendo? Ações simples e com baixíssimo custo, que podem ser implementadas já, sem complicações! Um abraço e bons negócios! Se quiser conhecer mais detalhes sobre a Equipe Comunicar É Arte e seus Projetos Integrados de Comunicação, você pode entrar em contato com ACE – Associação Comercial e Empresarial de Vargem Grande Paulista, pelo telefone 4159-1053 , será um prazer dividir nossos conhecimentos e experiências!

Por: equipe COMUNICAR É ARTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fale agora com nossos atendentes pelo WhatsApp

Indisponível no momento

Nosso atendimento por Whatsapp é das 08:00 às 17:00

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fique por dentro de todas
novidades da ACE VGP

ao se inscrever na newsletter você aceita nossos termos e condições