Certificado Digital, já tem o seu?

Você já ouvir falar em certificado digital? Esse tipo de documento é obrigatório para a maioria das empresas e facilita muito sua vida. Logo o certificado digital será tão comum quanto a tradicional assinatura à mão e a firma reconhecida em cartório.

Essa assinatura digital veio para substituir a papelada e garantir a segurança e autenticidade das transações eletrônicas. Com um simples arquivo criptografado, você consegue assinar documentos online com validade jurídica, autenticar transações e cumprir obrigações do negócio pela internet, sem precisar sair de casa.

Não à toa, a maioria das empresas já é obrigada a utilizar o certificado digital para enviar obrigações ao governo.

Mas o que é um Certificado Digital?
O certificado digital, nada mais é do que uma ferramenta eletrônica, um arquivo, que funciona fazendo o papel de uma assinatura digital de seu usuário. Possui uma validade jurídica, garantindo as transações eletrônicas e vários outros serviços realizados de forma online.

Através desta ferramenta, as pessoas, físicas e jurídicas, se identificam e podem assinar seus documentos de forma digital em qualquer lugar do mundo, sempre com segurança e agilidade.
Nos dias atuais, a certificação digital é uma das ferramentas que foram desenvolvidas a fim de oferecer ao usuário autenticidade, integridade, confidencialidade e segurança às informações trocadas.

Para que serve um Certificado Digital?
A fim de ajudar diversas pessoas na questão de economia de tempo e também a diminuir a quantidade de pessoas em filas em cartórios e contabilidades foi criado o certificado digital, uma ferramenta digital que auxilia diversas pessoas na resolução de problemas de forma online e segura.

Com o certificado digital, algumas atividades realizadas presencialmente podem ser substituídas, evitando, assim, perdas de tempo e ainda economizando gastos extras.

O certificado digital consegue fornecer de forma segura diversas atividades para pessoas físicas e jurídicas de forma online, alguns exemplos são:

  • Assinatura de notas fiscais, escriturações contábeis e fiscais;
  • Assinatura e envio de documentos pela internet com segurança;
  • Desburocratização de processos, uma vez que dispensa reconhecimento de firmas;
  • Emitir passaportes, carteiras de habilitação e diplomas universitários;
  • Envio de declarações e obrigações acessórias da empresa aos órgãos do governo;
  • Garantia da validade jurídica dos documentos eletrônicos;
  • Participar de leilões eletrônicos e criar procurações eletrônicas;
  • Enviar informações da empresa pelo sistema eSocial e SPED;
  • Realização de login em ambientes virtuais com segurança como o Portal e-CAC da Receita Federal;
  • Quem precisa de um Certificado Digital?

O certificado digital é livre para todas as pessoas, seja ela física ou jurídica, que desejam ter maior segurança e autenticidade em alguns determinados processos online.

Porém, para algumas pessoas o certificado digital é considerado um item obrigatório. Para empresas, por exemplo, que necessitam emitir notas fiscais eletrônicas e também para todos que são inscritos no regime tributário de lucro presumido ou lucro real, também são exigidos o uso do certificado digital.
Quais modelos disponíveis e onde comprar?

A Associação Comercial conta com uma parceria com o Agente de Registro Rafael Ribeiro da Pulse Certificados, que pode esclarecer quaisquer dúvidas sobre os tipos e modelos disponíveis e qual adquirir. As emissões dos certificados são feitas de forma presencial na própria Associação, a domicílio ou por videoconferência, todas mediante agendamento, basta contatá-lo através dos seguintes canais: Telefone / WhatsApp (11) 99655-1027 – E-mail [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fique por dentro de todas
novidades da ACE VGP

ao se inscrever na newsletter você aceita nossos termos e condições