Lojas Rivan: referência em calçados e vestuário

Fundada em 1990, a loja Rivan se tornou referência em Vargem Grande Paulista e região na venda de calçados, vestuários e acessórios. Graças à visão empreendedora de seu fundador, o advogado Wanderlei Domingues, hoje a empresa tem um grupo de lojas presentes também em outras cidades, entre elas Ibiúna e Cotia.

O sucesso deste empreendimento começou com um sonho e de forma humilde, quando Wanderlei era funcionário público e paralelamente trabalhava como ambulante com sua mãe, Maria de Lourdes. “Eu vendia roupas em sociedade com minha mãe, num fusca 1969, nos finais de semana pelos bairros de Vargem Grande Paulista. Foi assim que tomei gosto pelo comércio”, conta.
O sonho de ter uma loja física foi concretizado em março de 1990, quando inaugurou a primeira unidade da Rivan, na Rua José Manoel de Oliveira, com apenas 40 pares de calçados.

Com visão de negócio, cheio de boas idéias e vontade de empreender ainda mais, Wanderlei passou a se dedicar apenas à loja. Sua primeira sacada foi estender o horário de funcionamento das 8h às 19h30 visando atingir trabalhadores que saiam mais tarde.

“Na época tínhamos a empresa Textil J Serrano em franco desenvolvimento, com cerca de dois mil funcionários que recebiam seu cheques salário para descontar no extinto banco Bamerindus (HSBC) que funcionava a poucos passos da loja. Nessa época trocávamos os cheques salário em nossa loja para que os clientes evitassem a enorme fila do banco e aproveitassem para realizar suas compras”.

Ao longo dos anos, o empresário investiu na excelência do atendimento e em produtos com qualidade. Para isso, comprava semanalmente direto das fábricas de São Paulo e de fornecedores de todo o Brasil. “Muitas vezes saiamos de ônibus de Vargem Grande até São Paulo, usando metrô e carregando pesados fardos a pé, conseguimos crescer e ganhar mercado nos tornando a referencia em calçados na cidade. Não demorou e incorporamos confecções e acessórios ao nosso leque de produtos para que nossos clientes pudessem preencher suas necessidades em uma só loja”.

Em meados de 1993 começou a expansão do negócio, com a abertura da primeira filial em Ibiúna. Cinco anos depois, percebendo a necessidade de atender o outro lado da cidade de Vargem Grande e ampliar o espaço da primeira loja, Wanderlei comprou o imóvel onde funciona atualmente a Rivan “grande” como todos falam, na Avenida Elias Alves da Costa (ao lado da Caixa Econômica).

“Nesta época minha querida e competente irmã Thelma veio a compor nosso time. Dai até os dias de hoje já montamos outras unidades. Nossos filhos e sobrinhos desde então vêm assumindo os negócios e, com maestria, dando continuidade a nossa historia”, finalizou Wanderlei

Negócio de família
Como contou Wanderlei em entrevista ao Jornal da ACE, a loja Rivan nasceu de um sonho de empreender e sua primeira unidade foi na Rua José Manoel de Oliveira (ao lado da Câmara Municipal), onde é hoje a loja Rivanzinha.

O sucesso do empreendimento contou com muito trabalho não apenas de Wanderlei, mas de toda família, entre eles os sobrinhos Tassia Cristina e João Vinicius que se tornaram proprietários da Rivan Sotre, mais conhecida como Rivanzinha.

“Trabalho na Rivan Calçados desde meus 11 anos de idade, estudava de manhã e a tarde trabalhava na loja que é conhecida como Rivanzinha. Comecei no estoque, depois passei a ser empacotadora dos produtos, embrulhava presentes, ajudava no caixa, passei a ser vendedora sempre atingindo minha meta ou chegando perto, adorava arrumar vitrines. Eu acreditava que isso influenciava nas vendas e o bem estar do cliente dentro loja”, relatou a jovem de 28 anos.

Após anos de experiência, Tassia se tornou gerente da loja, assim como seu marido João que trabalhava na área administrativa da Rivan. Até que a família cresceu e Tassia engravidou do primeiro filho, foi quando a oportunidade de empreender e ter o próprio negócio surgiu.

“Veio a oportunidade e confiança do meu tio Wanderlei e de minha mãe Thelma em vender a parte da loja deles para nós. Num primeiro momento ficamos bem chocados, mas também muito felizes, pois ali começaria um sonho a se tornar realidade”.

Foram muitas dificuldades nesses anos, que os jovens enfrentaram com trabalho e sempre buscando o melhor para seus clientes. “Minha meta sempre foi ter os melhores produtos com o melhor preço e qualidade, e o primordial que é o atendimento, prezamos muito isso. Hoje conseguimos diversificar bastante produtos e implantar novas marcas que não tinha na linha de perfumaria que também era uma meta nossa”, destaca Tassia.

Este ano, a Rivanzinha ganhou o prêmio Melhores do Ano 2018 como melhor loja de roupas, que para Tassia significa que o trabalho realizado está no caminho certo.
“Agradeço a Deus, aos nossos clientes que ao passar do tempo viraram nossos amigos, a nossa equipe pois sem eles nada disso teria acontecido e, em especial ao meu tio Wanderlei e aos meus pais Zezinho e Thelma, que confiaram em nós para continuar esse legado, onde tudo começou com 40 pares de sapatos, nunca me esquecerei disso”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fique por dentro de todas
novidades da ACE VGP

ao se inscrever na newsletter você aceita nossos termos e condições